É importante discutir sobre as dark patterns, prática comum nos serviços web para induzir comportamentos nos usuários
As dark patterns são estratégias de design e interface de usuários de ambientes digitais que dificultam que os consumidores expressem suas reais preferências ou que os manipulam para que tomem decisões que não sejam compatíveis com sua expectativas, como comprar ou inscrever-se em algum serviço.
Em mercados digitais, os consumidores estão cada vez mais vulneráveis em razão das chamadas dark patterns.
Tais artifícios são tipicamente usados para explorar vieses cognitivos e limitações de racionalidade dos consumidores, a fim de que adquiram bens e serviços que não querem ou revelem dados pessoais que prefeririam manter em sigilo.
Para entender melhor a variedade e a sofisticação das estratégias que podem ser consideradas dark patterns, vamos citar alguns dos exemplos mais usados, não necessariamente em ordem de uso, mas que você com certeza já deve ter dado de cara um dia:
Continuidade Forçada: quando sua avaliação gratuita com um serviço chega ao fim e seu cartão de crédito começa a ser cobrado silenciosamente sem nenhum aviso. Em alguns casos, isso é ainda pior, dificultando o cancelamento da associação;
Aviso de “você gostaria de receber notificações?” Os sites frequentemente o convidam a se inscrever no momento que você acessa pela primeira vez após uma busca na web. Nesse momento, você não tem ideia se o conteúdo é relevante, se é bom ou se o site está em algum lugar que você consideraria visitar frequentemente;
Opt-Out Shaming: elas apresentarão uma pergunta de inscrição seguida por um grande botão “Concordo” e um link menor de auto-exclusão, como por exemplo: “Não – Eu não quero entrega gratuita ilimitada”;
Roach Motel: você entra em uma situação com muita facilidade, mas depois descobre que é difícil sair dela (por exemplo, uma assinatura premium);
Despesas ocultas: você chega à última etapa do processo de checkout, apenas para descobrir que algumas cobranças inesperadas apareceram, por exemplo, taxas de entrega, impostos e etc.
E aí, conseguiu identificar algum dark pattern que você já caiu?
Apesar de serem uma prática incorreta, os dark patterns continuam a ser muito utilizados e podem ser encontrados facilmente nos produtos e serviços digitais que usamos todos os dias.
Um dos sites mais famosos por descobrir onde estão dark patterns e denuncia-los aos usuários é o DarkPattern, além de expor sites que possuem essas práticas, ele também explica cuidadosamente os que já foram encontrados, e como os próprios usuários podem identifica-los.
Fato é que é importante sempre estar atento para tornar-se menos suscetíveis as dark patterns, refletindo sobre quais são os mecanismos corretos que desonerem a carga do usuário na tomada de decisão. É através de boas experiências que se consegue prender o usuário.
Assim, acreditamos que interfaces transparentes e honestas, que seguem os devidos padrões esperados pelo usuário sempre serão uma tática melhor para obter fidelidade e gerar conversões, mesmo que à longo prazo.
Gostou de saber mais sobre o tema? Fique atento ao nosso Blog e ao nosso Instagram para não perder nossas dicas sobre direito! Até mais!